Entenda Como Fazer a Gestão Financeira de Seu Salão de Beleza

 

Entenda como fazer a gestão financeira de seu salão de beleza

 

Muita gente está enfrentando crises financeiras dentro do salão de beleza e não entende o motivo. A administração de um salão de beleza é complexa e depende de muita organização financeira para dar certo.

Se você está sofrendo com dívidas em seu estabelecimento e acha que precisa trabalhar muito mais ou pegar empréstimos para resolver o problema, saiba que o erro está apenas em sua gestão financeira dentro do salão!

Nesse artigo, entenda como você pode otimizar a administração de salão de beleza e começar a lucrar mais com seu estabelecimento de beleza apenas fazendo uma gestão eficiente das finanças do seu negócio!

 

Controle o dinheiro que entra e sai

O primeiro erro de quem está começando a montar um salão de beleza, ou está já há muitos anos com seu negócio mas não vê crescimento, é a falta de controle sobre a entrada e saída de dinheiro do caixa do salão de beleza.

Manter uma caderneta e identificar todos os serviços realizados e gastos do dia é essencial. Melhor ainda é se você tiver uma gestão de estoque eficiente e não precise gastar dinheiro diariamente com a compra de produtos.

Evite tirar dinheiro direto do caixa para comprar coisas para você, e saiba separar o que é o dinheiro do salão e o que é o seu dinheiro pessoal.

 

Tenha um salário

Uma das formas mais fáceis de fazer essa separação entre dinheiro pessoal e dinheiro do salão é colocar nos gastos fixos do mês de seu estabelecimento também um dinheiro que será seu salário.

READ  Como Precificar Serviços de Salão de Beleza

Esse valor deve ser fixo, e você deve levar em consideração que é de fato um gasto obrigatório: ou seja, faça o planejamento dos preços de seu produto levando em consideração também o valor de seu salário.

Dessa forma, você evita tirar dinheiro diretamente do caixa do salão para pagar contas pessoais, ou mesmo usar seu dinheiro pessoal para pagar dívidas do salão de beleza.

 

 

Entenda como administrar seu estoque

Se você souber administrar seu estoque de maneira eficiente, você evitará desperdício de dinheiro e até mesmo problemas com falta de produto. Entender o fluxo do seu estoque é um passo essencial para começar a administra-lo bem e só gastar com ele, todo mês, apenas o necessário.

A importância de comprar só produtos necessários é que, dessa forma, você evita que os produtos fiquem presos em seu estoque e acabem passando da validade, por exemplo.

Todo mês, anote todos os produtos que você utilizou nos serviços e também aqueles que foram eventualmente vendidos para seus clientes. Comece a identificar uma média de vendas e uso de produtos nos serviços que você oferece.

Sabendo a quantidade do que foi usado e vendido no mês anterior, você pode solicitar para o fornecedor no próximo mês apenas a quantidade certa de produtos.

Lembre-se, também, de lidar com os estoques de produtos para venda e para uso dentro do salão como duas coisas diferentes, afinal, não é bom que você comece a vender produtos que comprou para usar nos serviços.

 

Tenha um fundo reserva

Se você conseguiu pôr os passos anteriores em prática, provavelmente começará a notar como seu orçamento mensal está ficando mais tranquilo.

READ  4 Dicas Simples para Atrair Clientes para Seu Salão de Beleza

Agora que você está mais tranquilo e conseguiu pagar as dívidas, pode começar a pensar em formar um fundo de reserva para o seu estabelecimento.

Separe cerca de 5% a 15% do faturamento do seu salão de beleza para o fundo de reserva. Em poucos meses você já terá bastante dinheiro para lidar com emergências ou dívidas emergenciais – também muito comuns.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *